![Liderança transparente estimula franqueados e colaboradores Liderança transparente estimula franqueados e colaboradores](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Para-Cristy-Martins-diretora-da-Comissao-de-Franqueados.jpg)
Congresso de Franqueados abriu a tarde na ABF Franchising Week 2024
Sob o tema Liderança Inspiradora Formação e Gestão de Equipes de Alta Performance, o Congresso de Franqueados abriu a tarde na ABF Franchising Week 2024. Para Cristy Martins, diretora da Comissão de Franqueados da entidade, “nós, como franqueados, temos um olhar sensível aos desafios, processos e mudanças necessárias. Compartilhar essas experiências é fundamental para o nosso sistema de franquias sustentável”.
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Sobre liderança positiva e inspiração, a moderadora do painel, Marília Saveri (Praxis Business) também falou sobre entender que as pessoas se conectam com a verdade e transparência. Muitas vezes, as líderes querem ter um time excelente, mas não se esforçam em construí-lo”. A executiva também deu dicas de como criar uma rede de apoio mútuo e melhora contínua dentro do franchising a fim de gerar o senso de pertencimento e onbording: estimular a colaboração em equipe, rede de apoio, feedbacks, treinamentos, alinhamento de metas e encorajamento do desenvolvimento contínuo.
Roberta Deák Aguiar (Franqueada Casa Bauducco) também falou de como o portal de treinamentos da Bauducco facilita a construção de colaboração mútua, com apresentações, procedimentos operacionais e instruções de atendimento. “A seleção do perfil dos colaboradores é fundamental. Percebo que a experiência não é tão crucial quando se tem pessoas dedicadas a trabalhar em equipe, de forma harmoniosa. A capacitação constante ajuda a manter padrões elevados e a harmonia entre a equipe”, comentou.
Para Samara Oliveira da Silva (Franqueada Microlins), alinhar expectativas e definir as funções de cada um nas unidades é essencial para evitar comportamentos inadequados. “A Microlins oferece um plano de carreira para seus colaboradores, o que reforça a gestão de pessoas de maneira transparente. Além disso, é fundamental trabalhar o emocional, capacitações técnicas e feedbacks, tanto positivos quanto negativos – que devem ter a mesma relevância, incluindo validações sociais, monetárias e experiências”, finalizou.
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Atração de talentos
Para falar de recrutamento e seleção para consolidar ainda mais os processos internos da Rede de franquia, em um breve discurso, (Feedz by TOTVS) apontou os postos-chaves iniciais para cuidar da jornada do colaborador. “Além da otimização de processos, o desenvolvimento interno da sua Rede é fundamental para apoiar ainda mais a base para gerar ainda mais soluções”.
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Paula Mendes (Infojobs/Pandapé) também reiterou que o candidato é atraído pela experiência com o produto. “Ao melhorar a satisfação no trabalho, há uma redução de até 50% s rotatividade de talentos em sua Rede de franquias”.
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Experiências com os consumidores
Estamos vivendo a era da guerra pela atenção do cliente e o digital fomenta ainda mais este processo. Em sua fala, Andre Fonseca (Bornlogic/AmPm) explicou como a influência digital é capaz de mudar a decisão de compra dos consumidores.
“O marketing digital é focado para os clientes, mas pode e deve ser ainda mais usado pelos colaboradores que estão à disposição nas lojas. Criar essa sintonia e proximidade com os clientes pode alavancar as vendas pagando pouco”, afirmou.
Fotos: Keiny Andrade