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Liderança transparente estimula franqueados e colaboradores

Liderança transparente estimula franqueados e colaboradores
Para Cristy Martins, diretora da Comissão de Franqueados

Congresso de Franqueados abriu a tarde na ABF Franchising Week 2024

Sob o tema Liderança Inspiradora Formação e Gestão de Equipes de Alta Performance, o Congresso de Franqueados abriu a tarde na ABF Franchising Week 2024. Para Cristy Martins, diretora da Comissão de Franqueados da entidade, “nós, como franqueados, temos um olhar sensível aos desafios, processos e mudanças necessárias. Compartilhar essas experiências é fundamental para o nosso sistema de franquias sustentável”.

Marília Saveri, Samara Oliveira da Silva e Roberta Deák Aguiar

Sobre liderança positiva e inspiração, a moderadora do painel, Marília Saveri (Praxis Business) também falou sobre entender que as pessoas se conectam com a verdade e transparência. Muitas vezes, as líderes querem ter um time excelente, mas não se esforçam em construí-lo”. A executiva também deu dicas de como criar uma rede de apoio mútuo e melhora contínua dentro do franchising a fim de gerar o senso de pertencimento e onbording: estimular a colaboração em equipe, rede de apoio, feedbacks, treinamentos, alinhamento de metas e encorajamento do desenvolvimento contínuo.

Roberta Deák Aguiar (Franqueada Casa Bauducco) também falou de como o portal de treinamentos da Bauducco facilita a construção de colaboração mútua, com apresentações, procedimentos operacionais e instruções de atendimento. “A seleção do perfil dos colaboradores é fundamental. Percebo que a experiência não é tão crucial quando se tem pessoas dedicadas a trabalhar em equipe, de forma harmoniosa. A capacitação constante ajuda a manter padrões elevados e a harmonia entre a equipe”, comentou.

Para Samara Oliveira da Silva (Franqueada Microlins), alinhar expectativas e definir as funções de cada um nas unidades é essencial para evitar comportamentos inadequados. “A Microlins oferece um plano de carreira para seus colaboradores, o que reforça a gestão de pessoas de maneira transparente. Além disso, é fundamental trabalhar o emocional, capacitações técnicas e feedbacks, tanto positivos quanto negativos – que devem ter a mesma relevância, incluindo validações sociais, monetárias e experiências”, finalizou.

Natasha Brum Renault

Atração de talentos

Para falar de recrutamento e seleção para consolidar ainda mais os processos internos da Rede de franquia, em um breve discurso, (Feedz by TOTVS) apontou os postos-chaves iniciais para cuidar da jornada do colaborador.  “Além da otimização de processos, o desenvolvimento interno da sua Rede é fundamental para apoiar ainda mais a base para gerar ainda mais soluções”.

Paula Mendes

Paula Mendes (Infojobs/Pandapé) também reiterou que o candidato é atraído pela experiência com o produto. “Ao melhorar a satisfação no trabalho, há uma redução de até 50% s rotatividade de talentos em sua Rede de franquias”.

Andre Fonseca

Experiências com os consumidores

Estamos vivendo a era da guerra pela atenção do cliente e o digital fomenta ainda mais este processo. Em sua fala, Andre Fonseca (Bornlogic/AmPm) explicou como a influência digital é capaz de mudar a decisão de compra dos consumidores.

“O marketing digital é focado para os clientes, mas pode e deve ser ainda mais usado pelos colaboradores que estão à disposição nas lojas. Criar essa sintonia e proximidade com os clientes pode alavancar as vendas pagando pouco”, afirmou.

Fotos: Keiny Andrade