Início Notícias Fazer o bem e estratégias de marcas fortes estiveram entre os temas do terceiro dia da ABF Con

Fazer o bem e estratégias de marcas fortes estiveram entre os temas do terceiro dia da ABF Con

Fazer o bem e estratégias de marcas fortes estiveram entre os temas do terceiro dia da ABF Con
Da esq. para a dir.: Fernanda Raizama, Adriana Auriemo e Camila Kohrausch e Mariana Iwakura

Com mais de 600 participantes, 22ª convenção do franchising brasileiro acontece até o dia 26.

O marketing é uma ferramenta fundamental para deixar as companhias mais próximas de seus públicos e, consequentemente, mais fortes. Este foi o tema do painel “Construindo marcas fortes – estratégias de branding” que, sob a mediação de Mariana Iwakura (editora-chefe da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios) contou, ainda, com a participação da Camila Kohrausch (Calçados Bibi), Adriana Auriemo (Nuty Bavarian) e Fernanda Raizama (Solar Coca-Cola). Antes, falando sobre propósito e bondade, Alcione Albanese, fundadora da Ong Amigos do Bem, discorreu sobre sua trajetória de empreendedora à filantropa. As apresentações fizeram parte do penúltimo dia de programação da 22ª edição da ABF Con, que acontece até sábado, 26, reunindo mais de 600 participantes, no Hotel Transamérica Comandatuba, em Una (BA).

Fundada há 30 anos, a Amigos do Bem tem atuação nos estados do nordeste brasileiro e é considerada uma das maiores organizações não-governamentais da América Latina, com 11 mil voluntários. Ao todo, são atendidas regularmente 150 mil pessoas, com 1,3 bilhão de litros de água fornecidos ao ano, além de 190 ml atendimentos de saúde e consultas anuais. Segundo Alcione, o fim da miséria daquela região tem apenas uma única solução: a bondade. Com inúmeras franqueadoras parceiras de diversos segmentos, como Cacau Show, Óticas Gassi, CNA Idiomas, Calçados Bibi, Carmen Steffens, Rihappy, Sorridents, Mania de Churrasco, entre outras, ela fez questão de frisar o papel de cada um na construção de uma sociedade melhor.  “Precisamos agir sempre em prol do outro e dos menos favorecidos. Isso é a única coisa que vamos levar quando formos embora desta Terra”, diz. Alcione completa afirmando que “no sertão, são 30 milhões de pessoas que passam fome diariamente. Este número corresponde à somatória das populações de Portugal, Suécia e Suíça juntos. Somos a 8ª economia mundial e vivemos com esta discrepância, que não é justa”.

O “pensar no outro” aventado por Alcione perpassa também pela forma como as empresas desenvolvem seu marketing levando em consideração as necessidades e gostos do cliente. E é a partir daí que as companhias se tornam mais fortes. Moderando o painel, Mariana Iwakura perguntou sobre pontos que foram cruciais para a construção de uma marca. No mercado há 138 anos e presente em 200 países, Fernanda contou que a Coca-Cola detém 500 marcas. “Nosso propósito é refrescar o mundo e fazer a diferença na vida das pessoas, pessoas essas pelas quais somos apaixonados. Nos orgulhamos de estarmos presentes nos bons momentos, sobretudo aqueles passados em família, como o almoço de domingo e o Natal, por exemplo”, disse.

Para Camila, a Calçados Bibi está presente no mercado há 75 anos e a palavra-chave é o cuidado. “Temos uma cultura muito forte do cuidado com as crianças, nossos verdadeiros clientes. Atuamos diretamente na construção da infância e de suas boas memórias e procuramos a todo tempo nos colocarmos no lugar delas. Conservamos o espírito infantil, sempre com curiosidade e vontade de aprender”, afirmou. Ela ainda complementou sua fala ressaltando um ponto importante. “Priorizamos a saúde e o conforto e fomos os responsáveis pelo lançamento do conceito de calçado anatômico e fisiológico. Nossos calçados simulam a sensação do andar descalço, o que é uma exclusividade nossa”, afirmou.

Adriana, foi além e discorreu sobre elementos que podem criar uma conexão emocional com os clientes. “O aroma das castanhas glaceadas da Nutty Bavarian é uma das nossas marcas registradas e a principal maneira pela qual nos conectamos com nossos clientes. Para fortalecer esta conexão, procuramos estar em pontos estratégicos, como estações de metrô, shoppings e aeroportos. Falando nisso, temos um quiosque localizado no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Queríamos estar neste local, especificamente, por ser a área do desembarque internacional. Desta forma, todo brasileiro que chega ao país e sente o cheiro tem a sensação de familiaridade, de estar em casa”, completou.

Foto: Keiny Andrade