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Franquias na ABF Expo 2024 mostram que IA traz lucratividade e agilidade

Franquias na ABF Expo 2024 mostram que IA traz lucratividade e agilidade

Maior feira de franquias do mundo, evento da Associação Brasileira de Franchising coloca o tema em evidência no estande do Sebrae.

Na ABF Franchising Expo 2024, que está sendo realizada até 29 de junho, no Expo Center Norte, São Paulo, o tema de Inteligência Artificial e Tecnologia está em destaque no estande do Sebrae.

A Inteligência Artificial (IA) está rapidamente se tornando um diferencial competitivo crucial para empresas em todos os setores, incluindo o de franquias. A adoção de IA pode otimizar operações, personalizar a experiência do cliente e aumentar a lucratividade. De acordo com a consultoria de tecnologia PwC, as franquias podem ter grandes benefícios ao começar a usar IA no dia a dia, já que ela possibilita a realização de tarefas analíticas diversas com muito mais eficiência.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, a aposta em novas estratégias e tecnologias faz parte do DNA do segmento. “Esses recursos já chegaram ao setor e têm sido utilizados para ganhos de eficiência no back office, no atendimento aos consumidores e na análise de dados. O setor planeja os primeiros passos para aplicar essas tecnologias nos trâmites com os franqueados também”, afirma Tom.

Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, reforça: “No universo do franchising, podemos dizer que a IA é uma das tendências deste ano e para o futuro, com capacidade de otimizar processos e analisar grandes volumes de dados, tornando-se uma ferramenta para que franqueadores e franqueados deixem seus negócios mais inteligentes e ágeis.”

Confiram as 20 marcas que atuam em segmentos como alimentação, educação, saúde bucal, mercado autônomo, entre outros, que já aplicam a tecnologia em seus negócios e estão presentes na ABF Franchising Expo 2024.

CredFácil – A CredFácil, especializada em serviços financeiros e seguros, presente no mercado há 20 anos, está implantando aos poucos ferramentas com IA na rede. Atualmente, possuem um software em fase de testes que vai fazer o atendimento usando a Inteligência Neural do GPT. A ideia é que o robô responda ao cliente como se fosse um atendente humano, tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos sobre o  produto a qual ele foi treinado, além de vendê-lo em caso de link de compra. Outro sistema também integrado à IA é um de multiatendimento para fazer de forma mais simples essa integração com a API do GPT, respondendo de forma automática áudios e vídeos no chat.

Bubble Mix – A serviço da rede Bubble Mix, pioneira de bubble tea no Brasil, a inteligência artificial está presente em diversos setores da empresa. A principal vantagem é a otimização de processos, tornando as demandas mais rápidas de serem solucionadas. A IA está presente em diversas áreas, desde a criação de comunicados para franqueados, gerenciamento de redes sociais, criação de fotos e vídeos, disparo de e-mail marketing e até no atendimento ao consumidor. Com análises frequentes de resultados, a marca segue garantindo eficiência e qualidade nas operações internas.

market4u – Fundado em 2020, é uma rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, proporcionando comodidade e segurança para as pessoas por meio de lojas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes. Com tecnologia em seu DNA, a marca desenvolveu um software próprio, que além de ser utilizado na hora das compras, oferece uma funcionalidade de rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores; o sistema também disponibiliza uma ferramenta de marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros para oferecer produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva. Com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados do modelo de negócio, a marca criou um setor exclusivo para administração de dados e, por meio do uso de Inteligência Artificial, conseguiu aumentar em 1,5% a média das margens das operações, expandir em 10% o faturamento e reduzir em 90% o índice de fechamento de lojas devido a capacidade da tecnologia para a previsão de índice de saúde das unidades.

Prudential do Brasil – A Prudential do Brasil evoluiu muito nos últimos anos por meio da digitalização e automação de processos. A seguradora investiu cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia, incluindo soluções de inteligência artificial e machine learning para aprimorar a comercialização de proteções customizadas aos clientes. Um dos ganhos é em agilidade e comodidade nos processos de análise de risco que dependem de avaliações médicas, facilitando a contratação de seguros. Hoje, mais de 25% das apólices da Prudential são emitidas em poucos minutos, e quase metade dos clientes conseguem ter uma decisão de subscrição no momento do preenchimento da proposta. Aos corretores franqueados Life Planner, a Prudential oferece ainda o iPlanner, que centraliza as principais funcionalidades para a realização dos negócios, como gerenciamento e planejamento de visitas, acompanhamento de performance e preparação de planos digitais e interativos.

Frango no Pote – Para a empresa Frango no Pote, a aplicação de Inteligência Artificial (IA) e tecnologia na rede de franquia representa uma revolução significativa em termos de eficiência operacional, experiência do cliente e maximização de receitas. Uma das principais formas de aplicação da IA na rede de franquia da Frango no Pote é através da implementação de ChatBots. Esses agentes virtuais são capazes de interagir com os clientes em diversos canais, como site, redes sociais e aplicativos de mensagens, fornecendo respostas instantâneas a perguntas comuns, auxiliando na resolução de problemas e até mesmo realizando vendas. Ao utilizar um ChatBot, a Frango no Pote reduz o tempo de espera dos clientes, aumenta a satisfação e libera os funcionários para lidar com questões mais complexas e estratégicas. A empresa levou essa experiência a um nível superior ao incorporar inteligência artificial em seu e-commerce. Por meio de algoritmos avançados de recomendação e análise preditiva, a Frango no Pote pode personalizar a experiência de compra de cada cliente, oferecendo produtos e ofertas que sejam mais relevantes para eles. Isso não apenas aumenta as chances de conversão, mas também fortalece o relacionamento ao demonstrar um profundo entendimento de suas preferências e necessidades.

Gula Burger – “Um robô inteligente.” É assim que o empreendedor Durval Dias define a inteligência artificial por trás dos atendimentos da Gula Burger, hamburgueria de Jacobina (BA) que acaba de se formatar como uma franquia. Ele afirma que a decisão de utilizar recursos tecnológicos veio após constatar que a marca perdia negócios pelo tempo de espera dos clientes, que diziam “o hambúrguer é bom, mas demora”. Com a implementação do sistema, que tem respostas “humanizadas” e opera via WhatsApp, ele afirma que a Gula Burger teve um crescimento de 30% nos pedidos e faz entregas, em dias de pico, em um tempo de até 30 minutos. Ele avalia que, além de agilidade, a inteligência artificial ajudou na melhoria de processos, a conquistar mais clientes e a reduzir custos da empresa, que estará na ABF Expo Franchising, no estande do Sebrae, instituição apoiadora dos pequenos negócios no mercado de franquias, que dará orientações e palestras durante o evento.

Honest Market Brasil – Pioneira em um segmento que, por si, já carrega tecnologia em toda a sua operação graças ao formato autônomo oferecido aos consumidores, que podem comprar sem a inferência de atendentes, a Honest Market Brasil também disponibiliza um sistema de inteligência exclusivo para os franqueados. Através de uma plataforma de BI (Business Intelligence), é possível otimizar todos os processos de decisão de compra, abastecimento, escolha das marcas, produtos e hábitos de consumo em geral. Desta forma, a ferramenta permite que o franqueado conheça melhor o seu consumidor, aprimorando o relacionamento e melhorando consideravelmente os resultados de seu negócio.

OdontoCompany– Considerada a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, a OdontoCompany tem mais de 2000 unidades comercializadas pelo país e tem um case de sucesso através do uso da tecnologia em seus atendimentos por Whatsapp. É uma ferramenta que dispara mensagens automáticas nas clínicas para os pacientes, o que ajuda a preencher a agenda das unidades e contribui para aumento da receita. A marca tem dois projetos envolvendo a Inteligência Artificial em andamento para os próximos meses. Com o uso da tecnologia, houve uma melhoria de produtividade das clínicas sem redução de funcionários ou demissões. A rede integra o Grupo OdontoCompany, assim como a Oral Sin e a OrthoDontic, que se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta.

Grupo MoveEdu – Detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, o Grupo MoveEdu está trabalhando em algumas frentes de Inteligência Artificial. Por meio de uma parceria com a empresa Red Office, a empresa está criando um robô integrado com a RD Station. Assim, quando há um lead de potencial aluno, o robô automaticamente entra em contato e começa a interagir até chegar ao ponto de falar com o vendedor comercial. Ou seja, o robô fará toda a triagem, que antes era feita manualmente. A informação coletada será guardada na RD Station e seguirá pelo fluxo até o vendedor conseguir fechar a venda ou não. Isso dará mais capacidade na triagem e outros processos similares. Inicialmente, o projeto será pilotado em algumas escolas da Prepara Cursos e da Microlins, visando mais rapidez no atendimento ao aluno, com o objetivo de encurtar o processo. Na parte de expansão, o grupo utiliza a Fireflies para escutar, gravar e analisar as reuniões, com o intuito de entender o que está acontecendo com novos consultores. Também há a iniciativa do Lead Machine (CRM exclusivo desenvolvido pela MoveEdu) que visa melhorar os argumentos de venda para que sejam mais precisos com foco no que os alunos estão buscando, utilizando dados públicos e privados.

JAAP Franchising – A holding de franquias de João Appolinário, detentora das marcas Polishop, Decor Colors, Mega Studio Be Emotion e Impacto Prime, possui diversos produtos e serviços inovadores, como é o caso da Airfryer Vision Max, da Polishop, a primeira com inteligência artificial (IA) do mercado brasileiro, que se adapta às receitas e necessidades de diversos produtos. Já a Decor Colors conta com um simulador de ambientes com IA, onde o cliente sobe uma foto de seu ambiente e simula como ele ficaria com o produto ou cor de seu interesse. Futuramente, ele evoluirá para um sistema que permita cálculo de metragem, quantidade de material a ser usado, integração com loja e possibilidade de orçamento até a finalização da compra. Em busca de agregar valor para clientes, franqueados e franqueadora, o grupo está em constante pesquisa e desenvolvendo, para todas as marcas, projetos de omnichannel, a fim de integrar o e-commerce e as vendas digitais com as lojas, para Clique & Retire, Ship From Store, Prateleira infinita, ajudando a identificar localização do cliente, menor custo e tempo e auxiliá-lo na melhor experiência de compra. Também negociam com fornecedores de software e sistemas soluções de IA para auxiliar franqueados em predição de vendas, controle de estoque, BI e recursos que possam ganhar tempo e produtividade.

Outlet Lingerie – é a principal rede de franquias de moda íntima multimarcas do país. Aderiu às soluções de IA, como o Chat GPT, Metaverso, Google Assistente, Smashinglog, entre outras tecnologias inovadoras, como realidade aumentada para provas virtuais e que auxiliam na elaboração de artes gráficas , removendo fundos, corrigindo algumas imperfeições nas fotos para campanhas e no processo de elaboração de conteúdos de marketing. Estas ferramentas não apenas aceleram a produção, mas também garantem uma qualidade consistente e criativa. Por exemplo, a integração de IA no setor de marketing resultou em uma economia de tempo impressionante. Processos que anteriormente demandavam dias, agora podem ser completados em questão de horas.

Touareg Corretora de Seguros – Fundada em 2011 e constituída por profissionais com vasta experiência, a Touareg Corretora de Seguros concilia o uso de avanços tecnológicas e expertise técnica das equipes para entregar produtos e serviços condizentes com o movimento vivido e a necessidade de cada cliente. O processo envolve a utilização eficiente de ferramentas e mecanismos capazes de proteger dados, automatizar, agilizar e simplificar processos com o conhecimento pleno do segmento de atuação pelos funcionários da Touareg e pelos franqueados preparados pela empresa. Tudo isso para entregar atendimento assertivo na medida certa para customizar propostas conforme o momento e as especificidades dos consumidores.

Unhas Cariocas – Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. Recentemente, a marca desenvolveu seu aplicativo próprio, que conta com recursos de inteligência artificial para o agendamento dos serviços, acúmulo de cashback e acompanhamento de fila online.

Mercadão dos Óculos – O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, irá apresentar um totem digital totalmente inovador no mercado óptico com dois serviços, o Mapeamento de Visão e Visagismo. A primeira opção inclui testes de acuidade visual, refração e campo visual através de simulações com situações do cotidiano. Após uma análise, o totem fará a escolha da lente mais adequada para cada pessoa. Já o Visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto e, em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda e oval. O objetivo da nova tecnologia é proporcionar uma melhor experiência de compra e mais assertividade nos produtos escolhidos.

Sucos S/A – A Sucos S/A, rede de restaurantes de alimentação saudável, irá apresentar um totem, que otimizará a experiência de compra do cliente. Na ferramenta, os clientes poderão fazer os pedidos com mais autonomia e agilidade. O atendimento no balcão se mantém. A tecnologia passou por um período de testes no shopping Eldorado, em São Paulo e, em três meses, ele ajudou a aumentar o faturamento da loja em 10%.

Ótica Center & Inteligência Artificial: A Ótica Center, uma das melhores e mais completas franquias óticas do Brasil, vem investindo em Inteligência Artificial em sua área de atendimento a clientes e os resultados já são perceptíveis. Redução significativa do tempo de resposta aos usuários e crescimento dos indicadores de conversão de novos clientes são alguns deles. Serviços realizados por meio do atendimento pelo WhatsApp da rede, como agendamentos, informações sobre localização das lojas e status de pedidos já podem ser concluídos com a ajuda da IA integrada no canal. Mais informações e inovações tecnológicas da Ótica Center poderão ser conhecidas no estande da marca, localizado no J087.

ZAMP (Burger King e Popeyes) – A ZAMP®, máster franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no Brasil estará presente, pela terceira vez consecutiva, na ABF Expo, maior feira relacionada ao franchising no mundo, para apresentar as inovações e modernizações que vem fazendo em suas lojas por todo o Brasil, tornando ainda mais tecnológicas e, com isso, melhorando a experiência de seus clientes. Aliado à remodelagem dos restaurantes do Burger King®, a ZAMP® está também ampliando a digitalização da rede. As lojas Pavillion já têm em seu conceito a conectividade e o autoatendimento, que impulsionaram as vendas nos canais digitais do BK®, que cresceram 47% no 4º trimestre de 2023, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Di Santinni – grupo com mais de 40 anos e TOP 3 dos maiores varejistas de calçados multimarcas do país,  desenvolveu a sua própria tecnologia chamada DS Smart, responsável por, sozinha, aumentar a rentabilidade em 4% de cada loja, e reduzir o tempo de busca e entrega do produto ao consumidor para apenas um minuto..O funcionamento é feito na loja, quando o pedido é realizado no sistema instalado no smartphone do vendedor e recebido pelo estoquista, que encaminha o produto por um escorregador até o nível da loja. Essa operação permite oferecer um atendimento personalizado, ágil e com total integração desde o início até o fechamento da venda. A DS Smart tem também uma base de Inteligência Artificial que, ao entender o perfil do cliente, auxilia os vendedores  apresentando acessórios e opções complementares ao produto escolhido, ajudando a incrementar a compra.

Bob’s – O Bob’s, primeira rede de fast food e de franquias de alimentação do Brasil, possui um aplicativo próprio “App do Bob’s”, em que os clientes podem aproveitar as vantagens da marca em um único lugar: delivery, descontos, novidades e cupons exclusivos. Além disso, através de dados, é possível criar ainda mais conexão com o consumidor, entendendo o seu hábito de consumo, e assim, customizar a timeline com ações direcionadas para aquele cliente. Hoje, o Bob’s conta com mais de 1,5 milhão de clientes ativos na plataforma, e segue investindo na omnicalidade, ou seja, na integração de todos os canais de comunicação, para engajar e alcançar mais clientes.

Apolar Imóveis – A Apolar Imóveis, rede de franquias imobiliárias com mais de 50 anos de história, está desde 1995 no mercado de franquias. Considerada uma das melhores franqueadoras do Brasil, a Apolar recebeu o selo da ABF de excelência em franchising por 10 anos com atuação consolidada no Paraná e em Santa Catarina, criou um modelo de negócio único e inovador de franquia imobiliária no Brasil, um hub de serviços auto sustentável, que não onera o agente imobiliário e entrega uma metodologia exclusiva para seu cliente final. Pensando em agilidade e desburocratização dos processos diversos e complexos imobiliários, criou a Spin-off Apolar, o braço Tech da marca, para desenvolver o CRM imobiliário com inteligência artificial em um novo modelo de negócio que está em implementação. A iniciativa contará com um posto avançado da Apolar posicionado dentro de centros comerciais, shoppings, farmácias, mini mercados em condomínios, entre outros locais onde poderão impactar diretamente os clientes pelos serviços e soluções oferecidos pela marca, além da disponibilidade de continuar o atendimento on-line pelo aplicativo. Outro exemplo de inovação e tecnologia é a plataforma Ops! Aluguei, que é segura e otimizada, desfaz o mito da morosidade dos processos de locação e permite maior praticidade para todos os envolvidos de forma on-line com um suporte personalizado end-to-end, onde o cliente faz sua jornada completa do lugar que estiver. Pela plataforma é possível marcar visitas, reservar imóveis e assinar contratos, pois toda documentação necessária é enviada pelo próprio site, e, dependendo do imóvel, até a entrega de chaves pode ser virtual através de uma senha de acesso em uma fechadura digital. Um projeto inovador, que vem para atender um nicho de clientes específicos e antenados às novas tecnologias da marca.

Seu Cliente Oculto: Startup de customer experience (CX), a Seu Cliente Oculto possui a maior base de clientes ocultos do país, com mais de 360 mil avaliadores. Recentemente a marca decidiu dar o próximo passo no setor, e desenvolveu uma inteligência artificial exclusiva capaz de identificar os sentimentos do avaliador. A tecnologia promete transformar a forma como as avaliações de clientes ocultos são conduzidas e interpretadas, ampliando sua credibilidade e dando novos insights para as empresas. A IA criada pela marca coleta e analisa todas as respostas dos clientes ocultos, identificando as palavras mais frequentemente usadas e o contexto emocional por trás dessas interações. A ferramenta também elimina a necessidade de ouvir manualmente todos os arquivos, economizando tempo e garantindo uma avaliação mais precisa e isenta. Além da análise de sentimentos, a plataforma agora oferece um mapeamento completo do perfil dos avaliadores, o que permite melhorar a performance da atividade. Os resultados são quase que imediatos, podendo aumentar a produtividade da empresa contratante em pelo menos 20%, enquanto em alguns casos o ticket médio pode duplicar.

Foto: ABF/Divlugação