InicioFranchising BrasilNoticiasFranquias de alimentação: setor é um dos que lidera a internacionalização de marcas brasileiras; saiba mais sobre estratégias e desafios da expansão

Franquias de alimentação: setor é um dos que lidera a internacionalização de marcas brasileiras; saiba mais sobre estratégias e desafios da expansão

Franquias de alimentação: setor é um dos que lidera a internacionalização de marcas brasileiras; saiba mais sobre estratégias e desafios da expansão

A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre a internacionalização de franquias brasileiras apontou que os três segmentos que lideram a expansão internacional são Saúde, Beleza e Bem-estar, Moda e Alimentação. Além disso, o número de operações subiu 26,3%, chegando a 2.175 unidades, e os Estados Unidos seguem como o principal destino das marcas.

Conversamos com Dany Levkovits, CEO da Hot n’ Tender (HNT), franquia de frango frito participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a ABF —, sobre o crescimento global da marca e as melhores práticas para enfrentar os desafios do mercado internacional.

A Hot n’ Tender iniciou sua trajetória em 1995, quando o frango frito ainda não era popular no Brasil. Dany lembra das dificuldades iniciais para conquistar o gosto dos brasileiros e aponta que a virada ocorreu em 2015, com o lançamento do modelo de franquias. Ele atribui o sucesso à adaptação do produto à cultura local e ao foco em atendimento, tempo de produção e padronização.

Sobre os desafios da expansão para mercados internacionais, Levkovits destaca questões como regulamentações locais de higiene alimentar, leis de franquias e tributação. Para se destacar em mercados internacionais saturados, sugere: “O segredo é criar um produto com identidade forte, ao invés de simplesmente copiar modelos existentes.” Um produto original e autêntico, segundo ele, é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

Dany também comenta sobre as particularidades das franquias alimentícias: “Desenvolver fornecedores locais é crucial, mas pode ser um desafio dependendo do volume e da complexidade da operação.” Ele ressalta a importância da adaptação cultural, citando como exemplo a variedade de cardápios do McDonald’s ao redor do mundo.

Quanto aos segmentos com maior potencial de crescimento internacional, Levkovits acredita que o fast food é um dos mais promissores devido à sua operação menos complexa. Ele vê boas oportunidades tanto em mercados emergentes com baixa concorrência quanto em mercados consolidados, que oferecem uma cultura de multi-franqueados e sistemas logísticos robustos.

Finalmente, ele reflete sobre as lições aprendidas na expansão internacional: “Trabalhar com parceiros experientes no mercado local é fundamental para minimizar erros.” Para o empresário, ter alguém com conhecimento aprofundado das leis, da cultura e do mercado local é essencial para o sucesso.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a ABF e a ApexBrasil, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para [email protected].

Sobre a ABF

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. Com mais de 35 anos de história, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC), integrante da International Franchise Association (IFA) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços  brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.