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Franquias brasileiras ampliam abertura de operações no exterior, mostra nova pesquisa da ABF

Franquias brasileiras ampliam abertura de operações no exterior, mostra nova pesquisa da ABF
  • Expansão internacional de redes de franquias brasileiras teve alta de 26,3% em número de operações em 2023 frente ao ano anterior
  • Franquias ‘made in Brazil’ chegaram a novos mercados como Congo, Curaçao, El Salvador, Kosovo, Nigéria, Omã e Somália

Fortalecimento da expansão de franquias no exterior com um expressivo aumento do número de operações. Esta é uma das principais constatações da mais nova Pesquisa de Internacionalização, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O estudo mostra que esse número subiu 26,3% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações.

Esse movimento está associado a uma série de fatores. Primeiro, o bom momento no Brasil pode ter proporcionado maior fôlego financeiro para investimentos no exterior. A maior digitalização do setor, junto às lições da pandemia, facilitou também a gestão de negócios a distância. Identifica-se ainda uma boa aceitação de produtos com a marca Brasil, especialmente em nichos como o de açaí, moda e serviços estéticos.

“Embora tenhamos muito espaço para avançar, começamos a notar uma maior maturidade dos planos de expansão internacional de algumas franquias brasileiras. De forma geral, notamos um planejamento mais cuidadoso, a busca por consultoria e até o entendimento de que se trata de um processo de mais médio e longo prazos. Essa postura, ainda mais depois dos anos difíceis da pandemia, trouxe frutos importantes na expansão, especialmente na América Latina”, avaliou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Outro dado do levantamento foi a existência de 205 marcas brasileiras internacionalizadas no ano passado, ante 213 no ano anterior. A variação reflete mudanças pontuais da estratégia de expansão de algumas marcas. Outro fator importante foi o próprio aquecimento do mercado de franquias no Brasil (que cresceu 13,8% em 2023 e 19,1% no 1º trimestre de 2024), o que pode ter levado algumas redes a focarem seus esforços no mercado nacional.

Esse dado (bem como o estudo como um todo) considera todos os modelos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.

Já o número de países que contam com marcas brasileiras ficou praticamente estável: 125, um a menos que em 2022. Por outro lado, a pesquisa da ABF identificou sete novos países com operações de franquias brasileiras que não constavam no estudo anterior: Congo, Curaçao, El Salvador, Kosovo, Nigéria, Omã e Somália.

Na visão de Natan Baril, diretor Internacional da entidade, a ABF continua a receber muitas consultas e há várias marcas em processo de preparação, sem contar aquelas que consideram a internacionalização em um horizonte um pouco mais longo. “Trata-se de uma etapa muito importante no desenvolvimento das marcas brasileiras e, mais do que a simples velocidade ou a abertura de uma operação pontual, o que conta são planos bem estruturados”, afirma.

Países Top 10 das marcas brasileiras

Entre os Top 10 países que contam com atuação das franquias made in Brazil, os Estados Unidos continuam liderando, contando com 76 marcas em 2023, duas a menos frente ao ano anterior. Portugal permanece na vice-liderança, com o aumento de 56 para 71 franquias, e o Paraguai também se manteve no terceiro lugar, passando de 46 para 54 marcas brasileiras, tendo a Bolívia na quarta posição (27 para 28). O Chile em quinto (23 para 25), Colômbia (23 para 24) e Uruguai (22 para 24) vêm na sequência. México (21 para 24), Argentina (20 para 19) e Espanha, mantendo igualmente 19 operações nos dois últimos anos, fecham a lista dos Top 10 países com maior número de marcas brasileiras.

 

Redes por segmentos

Entre os segmentos que concentram o maior número de redes brasileiras globalmente, o levantamento da ABF mostrou que Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda – ambos com uma pequena redução de 40 para 39 redes – seguem na liderança. Em seguida vem Alimentação, com uma expansão de 32 para 36 marcas, e Educação, com 22 marcas, ante 26 do levantamento anterior.

“Há uma demanda pelo que chamamos de ‘superfrutas’ com origem brasileira e o açaí, por exemplo, tem aproveitado esse movimento”, observa Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF e gerente-executivo do Programa Franchising Brasil – fruto da parceria entre a Associação e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Alguns exemplos de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar que expandiram no exterior são Bio Brands Gestão de Marcas, Concept Brasil Serviços de Estética e Licenciamentos, Hinode e UZA; em Moda aparecem Colcci, Melissa e Shogunteam, e com foco nas ‘superfrutas’ brasileiras aparece, por exemplo, a Maria Pitanga Açaíteria.

Redes estrangeiras no Brasil

A pesquisa da ABF indica, ainda, que o número de redes estrangeiras no Brasil teve uma redução de 236 para 154 entre 2022 e o ano passado, com uma variação negativa de 34,7%. São redes vindas de 27 países. Apesar da redução, que pode ser atribuída a alguns reflexos da pandemia, à inflação e ao aumento da concorrência, o estudo de 2023 identificou a chegada de 16 novas marcas. Segundo o diretor Internacional da Associação, a feira da ABF contribui para atrair redes internacionais para o Brasil. “A ABF Franchising Expo é uma porta de entrada para as marcas estrangeiras que querem conhecer mais sobre o mercado brasileiro, inclusive recebemos algumas delas na edição deste ano”, afirma Baril.

Já o número de operações, como ocorreu em 2022, se manteve em mais de 15 mil. Como exemplo de marcas estrangeiras que se associaram à ABF em 2023 temos Dickeys e Popeys Luisiana Kitchen (Alimentação) e Points (Serviços Automotivos).

“A expansão internacional exige planejamento, estudo de mercado, análise estratégica, identificação de parceiros de negócios, entre outras ações, mas traz às redes não só os benefícios da expansão, com a abertura de novos mercados, como também fortalece a marca, amplia os ganhos de escala, entre outros. E vale ressaltar que há ainda bastante espaço para as redes brasileiras em todo o mundo”, conclui Tom Moreira Leite.

No total, o Programa Franchising Brasil realizou no ano passado quatro missões internacionais, destacando a Feira Internacional de Franquicias (FIF), no México, a Expo Franchise Paris, a Multi-Unit Franchise Conference, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e a missão comercial ao Panamá. Estimativas feitas após esses eventos indicaram que eles gerariam negócios da ordem de US$ 3,350 milhões em até dois anos. “O programa Franchising Brasil continua apoiando as empresas brasileiras no processo de expansão internacional através de missões e ações de capacitação para mercados prioritários e esperamos um incremento cada vez mais consistente de empresas brasileiras no exterior”, disse Bruno Amado.

Fotos: ABF/Imagens/Divulgação