Entre 17 inscritos e 10 finalistas, Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design são reconhecidas na 4ª edição do Prêmio Destaque de Internacionalização 2024.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o programa Franchising Brasil – realizado entre a entidade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – anuncia os vencedores da 4ª edição do Prêmio Destaque de Internacionalização 2024.
Entre 17 inscritos e 10 finalistas, as vencedoras desta edição foram as marcas: Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design. Com base em critérios como inovação, complexidade do segmento e do mercado, operação e impactos de franqueadoras no mercado internacional, uma comissão composta por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil e profissionais da área Internacional apuram e votam em marcas que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa. O programa visa, ainda, apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais.
A mais recente Pesquisa de Internacionalização da ABF constatou que o número de operações Brasil à fora subiu 26,6% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações. O ritmo de expansão foi maior do que no período anterior (2021-2022), quando a variação positiva foi de 16%.
Para Bruno Amado, diretor Internacional da ABF, “o potencial das franquias brasileiras no cenário global ganha destaque e as vencedoras do Prêmio Destaque de Internacionalização não apenas refletem a força e inovação do franchising nacional, mas também demonstram a capacidade de adaptação e resiliência diante dos desafios dos novos mercados. O setor oferece amplas oportunidades, e a internacionalização desponta como uma grande opção de crescimento”.
Conheça mais sobre os cases vencedores do Prêmio de 2024:
Marca | País | Case |
Bateras Beat | China | A expansão para a China ocorreu por meio de uma parceria com o baterista Dino Verdade e DJ chinês Louis Lu, que se tornou o máster franqueado no país. O sucesso da Bateras Beat foi impulsionado pela visibilidade gerada por eventos como o “Bateras 100% Brasil”, que chamou a atenção global, incluindo a China. Atualmente, a Bateras Beat possui 50 unidades em quatro países, incluindo 13 franquias internacionais, sendo 8 na Itália e 5 na China. A escola é pioneira no franchising de escolas de música tanto no Brasil quanto no exterior, com metodologia própria e focada na adaptação cultural, como aconteceu na China, onde as aulas foram ajustadas para crianças entre 5 e 12 anos. Além disso, a marca promove ritmos brasileiros como Bossa Nova, Samba e Baião. |
Casa do Construtor | Paraguai | Com 36 unidades próprias no Brasil e 673 franquias distribuídas pelo país, a marca também está presente no Paraguai e no Uruguai, com 7 unidades franqueadas. A internacionalização da marca iniciou-se há mais de 6 anos e a empresa planeja alcançar 1000 unidades até 2025, com expansão contínua no Paraguai, onde já possui 5 unidades. A escolha do mercado paraguaio pela Casa do Construtor se baseia na crescente demanda global por equipamentos adequados e atualizados na construção civil. A aceitação da economia compartilhada no Paraguai reflete um comportamento duradouro, alinhado à visão da empresa. A parceria com Gino Pavetti, franqueado responsável pela primeira unidade no país, proporcinou uma grande loja com aproximadamente 400 metros quadrados e localizada em San Lorenzo, a 10 km de Assunção. A unidade foi estrategicamente posicionada em uma cidade universitária, com 290 mil habitantes, para aproveitar o potencial de crescimento na região. |
Sobrancelhas Design | Guatemala | Com 16 unidades próprias e 96 franqueadas no Brasil, além de 38 unidades franqueadas no exterior, a marca oferece uma experiência única de tratamento para sobrancelhas, focando em produtos que estimulam o crescimento natural dos fios. A Sobrancelhas Design é reconhecida não apenas pela qualidade de seus serviços, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social, refletido em suas práticas de negócios. A marca se destacou recentemente na expansão para o Panamá, um movimento que foi facilitado pela experiência bem-sucedida na Guatemala, onde já conta com 26 unidades. Com um casal de empresários com experiência no varejo, que se dividem entre a operação e a parte financeira da empresa, o modelo de parceria tem sido eficaz para a rápida adaptação e operação das duas novas unidades no Panamá – inauguradas em 2023. |
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.
Foto: ABF/Divulgação