InicioFranchising BrasilNoticiasFranquias de açaí: 5 motivos para começar a investir neste segmento que não para de crescer

Franquias de açaí: 5 motivos para começar a investir neste segmento que não para de crescer

Franquias de açaí: 5 motivos para começar a investir neste segmento que não para de crescer

Nos últimos anos, o açaí, fruto comum na região da Amazônia e utilizado para produzir alimentos e bebidas, tem conquistado cada vez mais consumidores, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Conhecido por suas propriedades energéticas, o fruto pode ser consumido de várias maneiras, seja em forma de creme ou polpa servido em uma tigela acompanhada por outras frutas ou em um delicioso smoothie. Não à toa, franquias especializadas em açaí têm se popularizado rapidamente.

Se você tem interesse em explorar esse gigantesco mercado, mas ainda está em dúvida, veja a seguir alguns motivos para investir nesse segmento sem medo. Depois, conheça algumas opções de franquias brasileiras de açaí que participam do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

  • É um alimento saudável

O açaí possui enorme valor nutricional, além de fibras, minerais e substâncias antioxidantes que o tornam um alimento bastante desejado por quem busca cuidar melhor da saúde. Além disso, é uma ótima fonte de energia para começar o dia com mais disposição. Isso faz do açaí uma opção bem atrativa tanto para quem quer manter-se em forma quanto para quem quer apenas algo mais refrescante nos dias mais quentes.

  • Permite a diversificação

Por poder ser consumido de várias formas, como em smoothies e cremes acompanhados por frutas, o açaí é um produto que permite oferecer opções bem diversas. Além disso, por ser um alimento saudável, é possível comercializar outros itens no estabelecimento além do açaí, como sucos, sanduíches, sorvetes naturais e outros. Ao diversificar mais o cardápio, é possível aumentar o público, sem ficar tão dependente apenas do açaí, que costuma ser mais vendido em dias quentes.  

  • É um mercado crescente

As franquias de açaí já deixaram de ser apenas uma tendência e agora formam um segmento muito bem consolidado. E com o segmento de alimentação saudável em pleno crescimento, o açaí também tem conquistado um espaço cada vez maior no mercado de franchising. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí aumenta cerca de 15% a cada ano, já sendo responsável pela geração de pelo menos 25 mil empregos diretos no Brasil.

  • Exige baixo investimento

Para quem está buscando uma oportunidade de investimento, mas ainda não possui um grande capital, as franquias de açaí são uma ótima opção. Para começar, elas podem ser facilmente instaladas em quiosques, o que diminui bastante o valor necessário para alugar um espaço comercial. E por trabalhar com um produto congelado, os gastos com armazenagem e desperdícios são bem menores.

  • É um fruto típico do Brasil

Encontrado geralmente na região amazônica, o açaí é um dos principais produtos exportados pelo Brasil, país responsável por 85% da produção mundial da fruta. Essa característica oferece alguns diferenciais competitivos únicos para as franquias especializadas em açaí. Por exemplo, o sabor exótico inconfundível, a tropicalidade e, é claro, toda a brasilidade que apenas as franquias brasileiras são capazes de oferecer, e que é facilmente reconhecível em qualquer lugar no mundo.

Ficou interessado? Então confira algumas opções de franquias brasileiras de açaí que estão disponíveis agora mesmo para internacionalização:

A Oakberry é uma franquia de açaí presente em 23 países, como Estados Unidos, Austrália, Emirados Árabes, China, Espanha, Portugal, Israel, Colômbia, Chile e Peru. Com mais de 500 unidades espalhadas pelo mundo e mais de 1 milhão de potes de açaí vendidos por mês, já é um sucesso em quatro continentes. Além disso, possui dois modelos de pontos comerciais (loja completa e quiosque ) para atender a diferentes necessidades, sendo adaptável para qualquer mercado.

A Tropicool é uma marca nascida da parceria entre o xeique do Qatar “Moe” Al Thani, seu irmão xeique Ahmed Al Thani e os empresários brasileiros Caio Nabuco e Maurício Esteves, que se conheceram em Harvard. Com o objetivo de levar o açaí para o mundo, mantendo o sabor original, a empresa atua com base em sustentabilidade e segurança alimentar. Para isso, ela dispensa plásticos, tem extração certificada e um projeto de replantio que beneficia famílias da Amazônia.

O Goola Açaí é uma franquia de fast food saudável que cuida desde a plantação até a distribuição de todo o açaí vendido em suas unidades. O açaí produzido pela empresa conta com as melhores certificações internacionais de qualidade do mercado, que atestam sua origem 100% natural e sem uso de conservantes ou corantes. Essas características contribuem para um produto ainda mais saudável, saboroso e nutritivo.

Fundada em 2014, a franquia Açaí Concept possui mais de 400 lojas em todo o Brasil, e também já está presente em outros nove países. Seu foco é produzir e distribuir açaí em lojas únicas, confortáveis, com layout moderno e em um formato prático e higiênico. Atualmente, o franqueado pode escolher entre quatro opções de modelos para investimento: Store in Store, quiosque, container e loja.

A franquia Maria Pitanga Açaiteria nasceu em 2012, fundada pelo o investidor João Batista Ximenes num pequeno quiosque. Com a experiência adquirida, ganhou potência para crescer, inaugurando sua primeira franquia apenas um ano depois. Hoje, com mais de 90 franquias espalhadas pelo Brasil, a empresa comercializa receitas exclusivas, possui fabricação própria, produz mais de três toneladas de açaí por dia e soma mais de 52 sabores diferentes de açaí, sorbets e gelatos. 

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.