Início Notícias Estratégias e planejamento são foco do 1º Summit de Expansão da ABF

Estratégias e planejamento são foco do 1º Summit de Expansão da ABF

Estratégias e planejamento são foco do 1º Summit de Expansão da ABF
Participantes ndo 1º Summit de Expansão da ABF no auditório do Tokio Marine Hall (SP)

Evento reuniu associados e líderes do setor no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

Com curadoria da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF e objetivo de discutir as estratégias de crescimento e expansão do franchising, a entidade realizou o seu primeiro Summit de Expansão nesta quinta-feira (29/8) no Tokio Marine Hall, em São Pualo.

O evento reuniu líderes do setor e especialistas para compartilhar ideias, experiências e insights sobre desafios, oportunidades de crescimento, inovação e desenvolvimento nos dias de hoje. Os associados presentes no modelo presencial participaram de mesas-redondas e acompanharam palestras com os seguintes temas: Estratégias de Expansão: Terceirização, Integração Interna e Modelos Híbridos; Como os dados podem auxiliar no planejamento de Expansão; Desafios do planejamento de Expansão x Logística; e, Como acelerar e manter seu negócio em crescimento.

Sylvia Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF

Além disso, Sylvia Barros (The Kids Club), presidente da Comissão de Ética, apresentou o Selo de Excelência em Franchising (SEF), que promove ainda mais o franchcising íntegro no Brasil e na entidade.

Para a executiva,  é um instrumento de gestão valioso, “uma forma do franqueador conversar com seu franqueado de maneira acertiva. A chancela tem um papel fundamental na integridade do setor de franquias e conttribui para a credibilidade e segurança do potencial franqueado”, afirmou.

Estratégias de Expansão

O primeiro painel do dia abordou Inovações e Integração Interna dentro das estratégias de expansão das redes de franquias. Para os moderadores, André Giglio (Francap) e Salvador Castrignano (Chiquinho Sorvetes), as transformações devem ser sempre bem planejadas. Para Salvador, as pessoas são movidas pelas mudanças, “e os franqueadores incentivam isso nas operações”, disse. “Utilizar várias tecnologias para facilitar o dia a dia de todos e integrar ainda mais todas as equipes sempre se fizeram necessárias e vimos muito disso na prática durante a pandemia”, completou André.

“O franqueado e o consumidor estão cada vez mais participativos. Entendemos que as agendas de mudanças devem ser recorrentes desde a área de Recursos Humanos à Expansão e ao cliente final. O franqueado em linha com a franqueadora indica novos franqueados, pontos de venda e enxerga oportunidades no portfólio da marca – um crescimento sustentável e qualitativo”, comentou Fabiano Lima (Bob’s).

Da esq. para a dir.: André Giglio, Salvador Castrignano, Fabiano Lima, Jae Ho Lee Sérgio Bocayuva e Silvina Mirabella

Sobre as transformações nas operações físicas das franquias, Silvina Mirabella (Óticas Carol) comentou sobre a apreensão gerada “ainda mais quando falamos de marcas que expandem de forma nacional e internacional”. Segundo ela, as operações precisam avançar com o tempo – seja em tecnologia interna ou em lojas. “Ninguém melhor do que o franqueado para conhecer a sua praça e trabalhar em conjunto com a franqueadora”, completou.

Nesse sentido, a franqueadora precisa estar sempre atenta às novas oportunidades. Para Jae Ho Lee (Diretor Administrativo Financeiro da ABF/Grupo Ornatus – Morana e Balonè), “quando se trabalha a marca você não briga com produto. Há um valor e credibilidade com a consolidação desta marca em meio aos consumidores e concorrentes”.

Sobre a adaptabilidade às inovações, Sérgio Bocayuva (Usaflex), comentou que “os processos e novas ferramentas tecnológicas devem ser inseridas de forma natural na franqueadora e nas operações. Quando você trabalha com transparência, a presença e o contato fluem – estar presente é oferecer uma opção de negócio saudável, durável e rentável”.

Karla Vieira, gerente da área de Inteligência de Mercado da ABF

Após esse painel, a ABF falou sobre os números do primeiro trimestre do franchising no País, com a gerente da área de Inteligência de Mercado da entidade, Karla Vieira. “A expansão das franquias brasileiras tem se desenvolvido e amadurecido cada vez mais”, disse. Dados da ABF apontaram que o setor cresceu 19,1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2023, com o faturamento passando para R$ 60,560 bilhões.

Fotos: Marcelo Justo/ABF