Início Notícias ABF em Ação Espaço Microfranquias impulsiona novos negócios e investimentos

Espaço Microfranquias impulsiona novos negócios e investimentos

Espaço Microfranquias impulsiona novos negócios e investimentos

O franchising sempre foi uma alternativa sólida para concretizar negócios. Com a evolução do setor, surgiram novos modelos mais enxutos, como operações home-based que dispensam lojas físicas e quiosques, resultando em menores investimentos. Atenta a essa demanda, a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que ocorre até amanhã, 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, traz o Espaço Microfranquias com a participação de 20 marcas. Nesta edição, as opções de investimento variam de R$ 6,7 mil a R$ 132,5 mil.

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com seus associados em maio revela que o modelo de microfranquia estabilizou após crescer 87% entre maio de 2021 e maio de 2023.

Esse crescimento se deve principalmente aos investimentos das redes para ampliar o perfil do público investidor, à busca por novos mercados e à maturidade das franquias. Luis Possível, gestor comercial da TZ Viagens, compartilhou que o stand teve muito movimento.

“Nosso negócio gera curiosidade, então tivemos muitos visitantes, um mix de perfis, uns que vieram conhecer um pouco melhor e outros direcionados a fechar negócio. A feira também nos ajudou na sinergia de negociar com outras marcas. A TZ está no mercado há 12 anos e todos os anos participamos da feira, pois sabemos do saldo positivo que ela gera para nosso negócio. Para nós, essa mídia e visibilidade são importantes. Esse espaço de microfranquias foi fundamental, pois, além de ser mais em conta e ratearmos o valor com outras marcas, ficamos em um cenário que gerou muita visibilidade, ajudando a atrair o público.”

Dentre as diversas ofertas de produtos e serviços das redes no Espaço Microfranquias, há opções de negócios em alta ou diferenciados, como: cuidado domiciliar, corretora especializada em benefícios, agências de viagens, prestação de serviços de limpeza e zeladoria, comercialização e geração de energia por fontes hidráulicas (eólica e solar), agência de marketing digital, marca de presentes, minimercado autônomo, alimentação, soluções em equipamento médico-hospitalares, licitações, mercado pet, dentre outros.

Rodrigo Sorrosal, 29 anos, veio do interior de São Paulo pela primeira vez à ABF Expo Franchising em busca de um novo negócio no segmento de tecnologia e software. “Tenho um capital de até R$ 300 mil para investir em uma franquia, mas gostei bastante das opções de microfranquias. Fiquei bem atraído pelas marcas de seguradora e marketing digital. Conversei com muitas marcas e estou saindo bem satisfeito com o nível de conhecimento dos expositores, que me falaram com propriedade sobre royalties, investimento inicial e tempo de retorno.”

O Espaço Microfranquias da ABF Expo 2024 promove oportunidades para quem deseja ser dono de um negócio testado e formatado ou busca alternativas de ocupação e renda, destacando-se como um importante motor para o crescimento da economia brasileira.

Para Fábio Farias, CEO da Gifts, a feira foi muito positiva para os negócios. Para alcançar seus objetivos, a marca trouxe uma condição especial para quem deseja se tornar um franqueado do modelo home-based, com investimento de R$ 16.900, que pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito. “Tivemos muitas visitas e sentimos que as pessoas vieram mais direcionadas a investir em um negócio. Isso é muito bom, pois as conversas são mais profundas. Também conseguimos negociar com outras marcas e fornecedores. Gostei bastante do espaço de microfranquias e espero que não mudem no próximo ano, pois não se mexe em time que está ganhando”, complementa.

Já Rodrigo Chen, fundador da Padaria Pet, que tem investimentos a partir de R$ 9 mil, compartilhou: “Nossos objetivos foram mais que superados no evento, pois a feira está muito boa. Trabalhamos com o mercado pet, então geralmente atraímos o perfil de mulheres de 30 a 50 anos. Um dos grandes benefícios de participar do evento é a conexão com outros empreendedores; esse networking nos ajuda a trazer inovações e melhores práticas ao nosso negócio.”

A ABF Expo e o Espaço Microfranquias estarão disponíveis para visitação até amanhã, último dia do evento, das 11h30 às 18h30.