Início Notícias Curso fala sobre os novos hábitos de alimentação dos consumidores

Curso fala sobre os novos hábitos de alimentação dos consumidores

Dando início à parceria assinada em dezembro de 2009 durante o Coquetel de Final de Ano, a ABF e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realizaram o primeiro curso de marketing para franquias, voltado para o segmento de alimentação.

O tema `Consumo, cultura e consumidores: tendências contemporâneas`, foi abordado pela especialista Lívia Barbosa, no último dia 31 de março, na sede da ABF e contou com 30 participantes.

Lívia falou sobre as tendências da alimentação contemporânea e mostrou que nos últimos anos o consumidor passou a relacionar o alimento como uma fonte de saúde e bem estar, e a alimentação foi adotada como um estilo de vida. Segundo a especialista, essa mudança se deve ao envelhecimento da população, ao aumento do nível de informação sobre a relação entre alimento e saúde e ao crescimento das taxas de obesidade e das doenças cardiovasculares, fatores reforçados pela atuação dos movimentos sociais contra a má-alimentação, e dos profissionais de saúde que atuam na prevenção e orientação nutricional.

`Os hábitos alimentares da sociedade se tornaram uma questão mais médica e nutricional do que cultural`, apontou a palestrante. De acordo com Lívia, observa-se uma aproximação das fronteiras entre culinária e medicina, uma vez que os alimentos estão mais funcionais. Porém, alertou os participantes para o fato de que ainda há um dilema científico sobre os produtos orgânicos, já que muitas vezes há uma distância entre os alimentos testados em laboratório e os que chegam à mesa do consumidor.

A especialista apontou que o aumento da participação no mercado de trabalho e o aumento do número de pessoas morando sozinhas levaram a uma diminuição de tempo e quantidade de refeições. `Isso gera uma nova necessidade do mercado: oferecer serviços que facilitem a conveniência e praticidade para o cotidiano dos clientes`, observou.

Lívia mostrou algumas pesquisas e números que apontam as mudanças e tendências da alimentação contemporânea e falou sobre os impactos que esses fatores trazem para os negócios. Ainda durante o curso deu dicas aos participantes como: prestar atenção no controle sobre os ingredientes, dar importância ao design da rede, oferecer benefícios e serviços extras como um diferencial competitivo e principalmente ficar de olho nos desejos dos consumidores que, segundo ela, estão cada vez mais conscientes e exigentes.