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Cultura e marca na visão de especialistas na ABF Con 2024

Cultura e marca na visão de especialistas na ABF Con 2024
(A partir da esq.) Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Cristina Franco (ABF) e José Luís Fernandes (Hope) analisam cultura e marca

Segundo painel do dia 24 da ABF Con reuniu Artur Grynbaum (Grupo Boticário), José Luís Fernandes (Hope) e Cristina Franco (ABF) como moderadora, enfocando cultura e marca.

No segundo painel desta quinta-feira (24/10), o tema Cultura e Marca em Sintonia: A Fórmula para um Posicionamento Poderoso reuniu Artur Grynbaum (Grupo Boticário), José Luís Fernandes (Hope),  com moderação da presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco.

Cristina abriu o painel evidenciando que estava muito feliz por estar entre duas marcas que destacam a beleza da mulher.

Grynbaum inicialmente apresentou a história do Grupo Boticário e números que chegam a mais de R$30 bilhões de vendas totais, com presença em 40 países e 14 marcas. Para o executivo, o cuidado com as pessoas é a perenidade do negócio. Segundo ele, a rede precisa acreditar no poder do coletivo e para crescer junto.

Fernandes, por sua vez, também contou resumidamente a história da Hope, com mais de 300 franquias no Brasil e presente em mais de outros 15 países.

Sobre os pontos fundamentais que definem a cultura do Grupo Boticário, Grynbaum afirmou: “Cultura é como perfume, está presente, todos conseguem sentir, está no dia a dia das pessoas e gera valor. É preciso olhar para as estratégias e a essência da empresa. Quando se consegue alinhar a materialização das propostas, missão e valor, é por aí que as estratégias dão certo. A beleza é melhor para o mundo quando se compromete com o bem-estar e o desenvolvimento dos indivíduos”, observou.

Ainda segundo Grynbaum, para se garantir uma cultura forte, é preciso ter uma boa relação com o franqueado.

Na visão de Fernandes, os valores são forjados com a constância das ações e depois são escritos. “Forjar é muito difícil. É preciso ter paixão e brilho nos olhos. Quando conseguimos dar corpo para todo o time com atitudes consistentes, paixão, estamos construindo uma marca forte com cultura que é fundamental para gerar valores”, disse. Como sugestão, o executivo pediu aos participantes que façam um grande esforço para passar seus sonhos para os seus colaboradores e parceiros.

Já para a presidente do Conselho da ABF, “as marcas são beneficiadas quando sua cultura está definida e alinhada com seu propósito, à missão e à forma de agir, tanto interna quanto externamente. A cultura de marca é a materialização do ’jeito de ser’ das organizações”.

O vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário complementou, dizendo que é preciso criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e assim transformar o mundo ao nosso redor. “Isto é o que nos conecta com o nosso maior propósito e tesouro: o consumidor. Reconhecer o impacto da marca no mundo em suas diferentes dimensões e usar essa força para gerar impacto positivo, esse é o nosso objetivo. Combinamos inteligência e gestão de negócios ao cuidado com as pessoas e o planeta”, destacou.

Enfocando o tema ESG, Cristina o definiu como “três letrinhas guardiãs dos valores das empresas”. E os painelistas endossaram, destacando que a sustentabilidade precisa existir nas relações dos parceiros também.

Foto: Marcel Uyeta