Início Notícias Congresso de Expansão evidencia inovação e desafios na internacionalização de franquias

Congresso de Expansão evidencia inovação e desafios na internacionalização de franquias

Congresso de Expansão evidencia inovação e desafios na internacionalização de franquias
(A partir da esq.): Paulo Serrano, Fabio Davidovici, Lohran Soares, André Giglio e Liliana Martins (Plié)

Especialistas debatem inovação em expansão e internacionalização de franquias e case de sucesso

O Congresso de Expansão de Redes encerrou o primeiro dia de programação da ABF Franchising Week nesta segunda-feira (24/6). Apresentado por Renata Rouchou, coordenadora da Comissão, o evento foi composto por dois painéis com enfoque nos temas relacionados a Inovação em expansão e rebranding, e Oportunidades e desafios na internacionalização de franquias, além de cases de sucesso.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF,agradeceu  a todos os envolvidos no setor de Expansão pelo trabalho. “É através do trabalho de vocês, obviamente em conjunto com todos os membros da franqueadora, que permitimos que milhões de brasileiros conquistem os seus próprios sonhos através das marcas que representamos. Iremos debater com um time de especialistas temas dos mais fundamentais para a expansão das redes de franquias no Brasil e no exterior” disse.

Complementando a fala de Tom, Renata enfatizou a responsabilidade e a importância da equipe de expansão. “Sabemos o quanto trabalhamos, mas, mais do que isso, quanto é a responsabilidade da equipe de expansão trazer um novo franqueado e o investimento dele, que muitas vezes é um investimento de toda a vida”, finalizou.

Inovação em expansão e Rebranding
O debate foi moderado por Liliana Martins (Plié) e André Giglio (Sushi Chic), com a participação de Lohran Soares (Milky Moo), Fabio Davidovici (Aramis) e Paulo Serrano (Natura), onde os especialistas detalharam os processos e deram dicas para expandir com sucesso.

Falando de inovação e expansão, Soares contou um pouco sobre como surgiu a identidade da Milky Moo, durante o lockdown em 2020, a partir do sonho de amigos que além de querer fazer do produto  o melhor milkshake do mundo, queriam povoar todos os estados do Brasil. “Atualmente possuímos 525 lojas pelo Brasil. Foi uma ideia que veio de um nicho que estava ali, digamos que ‘dando sopa’, então criamos uma marca bem desenhada com a proposta de encantamento e love brand num produto consolidado”, disse.

Sobre reposicionamento de marca, Davidovici contou sobre como a Aramis dobrou de tamanho nos últimos três anos, muito em função do rebranding que efetivamente se consolidou na pandemia.” A gente já vinha entendendo a mudança de comportamento dos homens para um território que a gente chama de casual sofisticado, e decidimos tomar essa decisão em algumas verticais. Na primeira vertical, decidimos evoluir em termos de produto, um produto em que mantínhamos a sofisticação, mas também um produto que é mais tecnológico” explicou.

Para Serrano, a rede Natura sempre teve a visão de que teria que ter uma evolução e que estar nos Shopping Centers não era uma opção, era uma necessidade até da própria marca. A rede iniciou com lojas próprias para avançar com o modelo de franquias. “Tomamos a decisão de começar por shoppings de alto fluxo, mas sempre com a visão de que a gente precisava viabilizar os shoppings também para a nossa rede de franquias. Por isso acabamos derivando os modelos em nível de investimento, para poder viabilizar a entrada do franqueado” ressaltou.

Foto: Keiny Andrade