Participantes da 22ª edição do evento apontam insights e aprendizados valiosos adquiridos com mais de 40 palestrantes.
Mais de 600 participantes, entre franqueadores, franqueados, fornecedores e demais stakeholders do franchising participaram da ABF CON 2024. O evento aconteceu no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA), de 23 a 27 de outubro e contou com mais de 40 palestrantes.
Na agenda de conteúdo, as palestras com especialistas renomados do setor discutiram temas focados em saúde, governança, relacionamento com o franqueado ou cliente, impactos de uma liderança estratégica, fusões e aquisições, marketing sólido, estratégias de branding, inteligência artificial, reforma tributária, entre outros.
Além das palestras de alta qualidade, os participantes também aproveitaram a Expo Service (feira em que os fornecedores apresentam seus produtos e serviços) e uma programação especial de esporte, saúde e lazer.
Confira abaixo os depoimentos de alguns participantes da 22ª edição da Convenção ABF do Franchising:
Ana Von Jess – Von Jess Advogados
“Para mim, a convenção é fundamental. Venho há anos e é o que coroa o ano do franchising. É o momento de compartilhar experiências e ouvir como as redes estão trabalhando. Eu, particularmente, trabalho dentro de várias redes. Então, aqui, eu tenho a oportunidade de vivenciar o dia a dia de diferentes negócios. Em todas as edições a ABF sempre inova, procura trazer coisas novas para sedimentar esse nosso conhecimento, sempre assuntos que estão super em alta, como inteligência artificial, inovação e sucessão – já que temos muitas empresas familiares no franchising que estão vivendo este momento. A palestra sobre o mercado chinês, que também é um mercado que está crescendo muito, foi muito importante. E esse clima de franchising em festa e reencontro de amigos, a gente vê o sucesso das redes, compartilha experiências e absorve conhecimento, ou seja, eu acho que a convenção só agrega e eu não abro mão de estar aqui”.
Beto Filho – Astral
“A 22ª Convenção da ABF subiu para outro patamar. As palestras foram excelentes, sou muito fã das mesas-redondas, essa troca de experiência pura e com temas diversificados que refletem o dia a dia real do franqueador. E o que eu mais reparei é que todos os assuntos são voltados à questão da inteligência artificial, e principalmente, com a chinesa Wei Wei. Todo o tema foi demonstrado na realidade da própria inteligência artificial, que acontece em toda a China numa velocidade incrível e que não é mais o futuro, é um presente muito real e certamente já é o caminho que o mundo deve seguir e evoluir, não só no mundo dos negócios em geral, mas no varejo, serviço e franchising. Foi uma convenção maravilhosa”.
Bruno Arena – Casa do Construtor
“Uma das palestras que mais me chamaram a atenção foi sobre a reforma tributária e a palestra do Ricardo Bomeny, que trouxe o foco e a luz para um tema que é o coletivo. Eu acho que a entidade se forma pela coletividade e dali se deriva o tema da individualidade. Precisamos tomar muito cuidado de entender que esse sentimento de um problema individual e momentâneo pode ser o problema do outro do amanhã. Então, eu acho que esse é esse o espírito que faz o franchising brasileiro ser grande e se destacar entre outras entidades do mundo”.
Bruno Gorodicht – Grupo IMPETTUS
“Estou na minha sexta convenção e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas nesta edição. Em relação ao conteúdo, sempre esperamos temas profundos, mas alguns pontos me marcaram mais: A palestra do João Branco e os insights sobre concorrência que ele trouxe me fizeram refletir bem sobre algumas formas de lidar; O tema da reforma tributária e seus desdobramentos, visto que são fundamentais para franqueadores traçarem novos caminhos e avaliarem ajustes de rota; As palestras internacionais entregaram muita informação relevante; E, no geral, a ABF CON 2024 aprofundou temas muito relevantes, gerou muito networking e promoveu a união do franchising dia a dia”.
Fábio Oliveira – Fly Tour
“A troca que a gente faz entre nós nesse evento é maravilhosa, porque estamos no mesmo barco. Todo mundo enfrenta as mesmas dificuldades, os mesmos desafios, então isso para mim tem um valor incrível. As palestras foram ótimas, como a do João Branco, por exemplo, de marketing, que foi uma maravilha. Eu adorei a maneira como ele colocou o cliente no centro e tem muitas coisas que eu penso similar a ele sobre concorrência e comportamentos. A questão da cultura também, que foi muito colocada, achei fenomenal já que é um pilar importante do que fazemos no franchising. Assisti a palestra sobre branding também e podemos ver que isso não está só na marca, está dentro do comportamento do colaborador, está dentro das ações da loja. Branding acaba pegando todo o negócio. Então é sempre muito bom participar deste evento, super-recomendo”.
José Rubens – Guia-se
“Para mim é sempre o ponto alto do ano vir para a convenção da ABF. O network e os aprendizados com as pessoas são enormes. Acho que é a 12ª edição que eu venho e os temas colocados em pauta foram excelentes. As palestras sobre fusões e aquisições, e governança corporativa chamaram a minha atenção, além da novidade da palestra do Marcio Atalla. Achei bem bacana, porque primeiro temos que focar na saúde, em seguida família e trabalho, esse tipo de situação dentro de um evento onde tem muito conteúdo é bem interessante. Eu recomendo para todos que possam vir e fico bem feliz que tem muita gente nova participando dessa Convenção. Renova o sentimento de time da ABF”.
Lilian Marques – Expansão da Rede iGUi
“As palestras internacionais na Convenção da ABF foram realmente fascinantes e nos proporcionaram uma visão ampla do futuro. A estrutura do evento foi muito bem organizada, com uma programação diversificada que incluiu desde painéis de discussão até workshops práticos. Os temas envolvidos, especialmente sobre governança corporativa, foram extremamente relevantes. Discutimos a importância de ter uma governança sólida, que não só garante a transparência, mas também fortalece a confiança. As apresentações de especialistas, como a de Wei Wei, da China, e da britânica, Kate Ancketill, foram intensas e excelentes. Impactaram nossa forma de pensar sobre inovações e tendências. A Os conteúdos nos fizeram refletir sobre as práticas que adotamos no dia a dia e como elas podem ser aprimoradas, principalmente com o foco no cliente – abordado na palestra de João Branco, ex-vice-presidente do Mc Donald’s. O contexto do evento foi fundamental para que reuníssemos várias ideias valiosas, que já conversamos em nossos departamentos. Estamos considerando atualizar nossos sistemas para se alinhar melhor às novas exigências do mercado e, além disso, queremos explorar novas colaborações que surgiram durante as palestras. Essa troca de experiências e conhecimentos realmente nos motiva a pensar em estratégias que podem transformar nosso negócio e prepará-lo para os desafios futuros”.
Luiz Felipe Costa – Grupo Alento
“Sempre a participação aqui na ABF CON é incrível. Não só pelos palestrantes e por toda organização que é maravilhosa, mas principalmente pelo relacionamento que a gente faz, rever os amigos e trocar muitas experiências, e sempre saímos daqui muito inspirado, querendo enfrentar desafios, estruturando o benchmark para melhorar para o ano que vem por aí. Eu saio daqui muito impactado com a apresentação do João Branco, que para mim é o cara de marketing, que inspirou bastante toda a equipe do Grupo Alento que nós trouxemos aqui. Além disso, vale destacar também, algo que me impressiona sempre é o trabalho que a Alcione faz com os Amigos do Bem e neste próximo ano, 2025, estaremos juntos na missão com a ABF”.
Mariane Ferrares – Banco BS2
“É nossa primeira participação, os conteúdos foram riquíssimos. Acho que a palestra que mais me tocou, principalmente para a gente que é de Marketing, foi a do João Branco, do McDonald’s. Apesar de ele falar uma coisa que é um conceito super conhecido, que é a comunicação centrada no cliente e o marketing orientado para o cliente, a forma como ele trouxe foi completamente diferente. Acho que os painéis também foram riquíssimos de discussão. O painel que contou com representantes Coca-Cola, Calçados Bibi e Nutty Bavarian, sobre a construção de marca, o branding, as dificuldades que elas enfrentaram no início do negócio refletem todos, mas, principalmente quando você passa por um cenário de baixo orçamento, quais são os desafios que você enfrenta, estratégias de posicionamento e consolidação da sua marca a partir dali. A gente também viu a palestra de liderança estratégica com o Felipe da Maria Brasileira e foi riquíssimo. Não conhecíamos a marca e o que mais chamou a atenção foi a conexão que a palestra dele gerou, como entender o que está sendo relevante no setor de franquias, o que as pessoas estão fazendo, por que que eles estão se diferenciando. Me surpreendi com o evento, com troca e relacionamento mesmo fora dos painéis”.
Wagner Barbi Junior – Dudalina
“O mais interessante foi o tema reforma tributária, que eu acho que abriu um pouco a visão de futuro para a gente se preparar como franqueadores, no sentido de viabilidade para o franqueado e para quem tem lojas próprias. Eu não sabia que já estava vigorando essa lei da reforma. A partir do momento que mostraram que já está, é uma questão presente para a gente se preocupar para um futuro próximo. Durante todo o evento eu também pude conhecer novas pessoas e trocar ideias com franqueados de outros segmentos. Embora a Dudalina seja marca associada à entidade há muitos anos foi minha primeira vez na Convenção, achei incrível. Os conteúdos foram riquíssimos e impactantes, super atuais e me trouxeram muita reflexão. Experiência superpositiva”.
Foto: Keiny Andrade