Por Ana Vecchi
Escolher uma franquia, entre tantas opções de negócios, é um passo importante e uma grande mudança de vida. Não é uma compra de impulso, de paixão pelo produto ou pela marca. Isso requer análise antes e um envolvimento profundo depois – com o negócio que vai montar e gerenciar, com a equipe da empresa franqueadora, num processo baseado em confiança e transparência.
Participar de uma rede significa trabalhar dentro de padrões estabelecidos e normas rígidas, e também fazer parte de um grupo formado por pessoas de experiências e expectativas distintas, mas que buscam o mesmo objetivo: sucesso.
Seguir o roteiro abaixo é fundamental para escolher uma franquia:
Auto-análise: comece com uma auto-análise e verifique:
– Em que momento de vida você está, por que quer investir, que expectativas tem: dinheiro, status, trabalho, dedicação, reconhecimento.
– Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria?,
– Pense também o que você não suporta fazer ou lidar. Assim já elimina as franquias que requeiram tais habilidades.
Conhecimento do Franchising: caso não conheça o conceito, estude, compre livros, participe de cursos, leia a Lei do franchising.
Experiências Práticas: observe oportunidades de negócios, converse com as pessoas envolvidas nesses negócios e conheça a realidade das operações e o grau de satisfação delas. Cada rede tem características próprias, envolvendo variáveis em relação a:
– Conceitos;
– Tempo e horários de trabalho;
– Tipo de cliente;
– Forma de auditoria e supervisão;
– Capital necessário;
– Tempo de treinamento;
– Área de atuação;
– Nível de dedicação.
Referências: estude guias de Franchising, veículos especializados (revistas, jornais e programas de televisão), sites na Internet e feiras de Negócios. Mas atenção para não escolher o negócio com olhos de consumidor, mas sim de investidor.
Contato: entre em contato com as empresas franqueadoras que você se interessou pelo site, por e-mail ou telefone e preencha a Ficha Pré-Qualificação. Observe os seguintes pontos:
– Agilidade e profissionalismo do atendimento;
– Nível de informações e se condizem com o mercado de atuação;
– Valores coerentes com dados divulgados em diferentes veículos.
Compare tudo. Não se deixe levar pelo entusiasmo, faça uma análise crítica.
Contato Pessoal: convite para entrevista ou apresentação em grupo na empresa franqueadora. Lembre-se: franqueador e franqueados entrevistam e devem escolher. Cada parte analisa um lado:
– Franqueador: análise cadastral, capital disponível, perfil do candidato.
– Franqueado: conceito de negócio, tipos de suporte, resultados esperados.
Durante as entrevistas procure conhecer:
– A estrutura da empresa;
– Manuais e treinamento;
– Supervisão da rede.
Satisfação da Rede: converse com franqueados para saber o grau de satisfação deles.
Informações da Rede: o franqueador deve entregar os documentos jurídicos pertinentes, como a COF (Circular de Oferta de Franquias) com a minuta do contrato de franquia.
Segunda Opinião: se você não se sentir seguro, avalie com especialistas o negócio, sobretudo os dados financeiros.
Com todas as informações em mãos e bem negociadas, se estiver realmente seguro, assine o contrato e tenha sucesso!
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