![Comissão de Food Service ABF analisa transformação digital Comissão de Food Service ABF analisa transformação digital](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2021/04/tom-moreira-leite-encontro-comissao-food-mar21.png)
Com participação de mais de 60 associados, reunião detalhou os desafios da transformação digital no segmento
Os desafios da transformação digital no segmento de Alimentação, o cenário econômico e a importância da presença digital nas operações. Essas e outras importantes questões foram tratadas no Encontro Virtual da Comissão de Food Service da ABF. Realizada no último dia 31 de março, a reunião contou com a participação de Antonio Moreira Leite, vice-presidente da entidade e diretor da Comissão, Simone Galante, CEO da Galunion Consultoria, Luiz Marcelo Correia, diretor digital LATAM do McDonald’s, e João Bibar, head de Startup da plataforma Pede Pronto.
Moreira Leite apresentou dados do segmento Food Service com base em pesquisa do Instituto Food Service Brasil. Segundo o estudo, em um ano, no período de fevereiro de 2020 a fevereiro deste ano, houve um aumento de 30,8% no tíquete médio dos restaurantes.
Para o VP da ABF, o contexto atual impõe um reposicionamento dos negócios dentro de um novo ambiente em que o delivery e as vendas digitais ganham ainda mais relevância. “É preciso repensarmos nossas operações, tecnologias, estratégia de marketing digital, cardápio, embalagens e processos operacionais dentro das nossas cozinhas para acomodar essa nova realidade”, ressaltou.
Simone, por sua vez, detalhou os obstáculos da transformação digital para o segmento. São eles: uso de dados e algoritmos, ajuste de oferta e canais de venda, ajuste de competitividade, execução exemplar e ágil e o elemento humano. Segundo a especialista, em 2020, 80% das decisões dos restaurantes foram influenciadas pelos canais digitais.
Além disso, a CEO da Galunion apresentou quais são os fatores que aceleram a transformação digital no Food Service. Novos comportamentos do consumidor, saúde e segurança, delivery – fora do local, jornada de baixo contato, trabalho remoto, e-commerce, desurbanização e encontros, e eventos virtuais são as soluções baseadas em tecnologia que influenciam no negócio.
Para exemplificar a importância de se adaptar ao digital, a iniciativa contou com o case do McDonald’s. O diretor digital LATAM da rede, Luiz Marcelo Correia, contou aos mais de 60 associados que participaram do evento, como uma das marcas mais conhecidas do mundo implantou o aplicativo de cuponeria e delivery para iniciar a transformação digital depois de mais de 40 anos no Brasil
É importante também ficar atento às tendências para os negócios do Food Service. Galante apontou quais são as direções que o empresário do setor deve observar. Segundo pesquisa realizada pela Galunion, 74% dos pesquisados apostam na tendência de comida saudável e dietas funcionais, como os alimentos com alta proteína, sem glúten e sem lactose. Ainda dentro do estudo, as tendências com foco em naturalidade e frescor dos alimentos (73%), preocupação com sustentabilidade (68%), valorização da marca e origem dos produtos (60%), produtos livres de ingredientes artificiais, conhecido também como clean label (51%) e proibição do uso do plástico em embalagens e utensílios descartáveis (51%) foram as mais votadas pelos entrevistados.
O encontro também permitiu que os associados participassem do bate-papo expondo os desafios e ações que deram certo em suas operações. Com o formato, similar a uma mentoria, muitos empresários puderam pedir auxílio aos colegas de profissão para enfrentar o fechamento dos restaurantes durante a pandemia.
Imagem: ABF/Reprodução