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Clientes como promotores das marcas

Clientes como promotores das marcas
(Da esq. à dir.) Rafael Kiso, Tom Moreira Leite, Cristy Martins, José de Mello e Rogério Alves

Especialistas discutem como a experiência gera tendências nas redes sociais durante Congresso de Franqueados da 9ª ABF Franchising Week

Sob a moderação de Cristy Martins (diretora da Comissão de Franqueados da ABF), o último painel do Congresso de Franqueados da 9ª ABF Franchising Week desta terça-feira (25/6) contou com um debate sobre Estratégias de Marketing e Mídias Digitais para Franqueados – Construção de uma estratégia de marketing e mídias digitais para impulsionar as vendas.

Rafael Kiso (mLabs) iniciou alertando sobre os excessos de publicidade nas redes sociais e disse que vender a experiência nesse ambiente é fundamental. “Redes sociais são sobre pessoas, temos que ter isso na cabeça. Os clientes não querem panfletagem das marcas, mas gerar conexões humanas com as marcas”. Por exemplo, a tendência de consumidores publicarem vídeos avaliando produtos, o que gera uma tendência e mais de 7 milhões de visualizações desse tipo de conteúdo no TikTok. “Autenticidade é a palavra-chave. É sobre conversação antes da conversão”, finalizou.

Conteúdo é um dos pilares para ser genuíno e verdadeiro no digital para Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF. “Como gestor de marca, os times de mídia no Grupo Trigo foram internalizados para analisar ainda mais as estratégias com o boom digital – principalmente o atendimento ao cliente e de reclamações. À medida que somos capazes de aumentar os dados dos clientes em nossa base de dados, maior a conversão de mídia paga em compra e fidelização”, afirmou.

Para José de Mello (Franqueado China in Box), o processo de “evolução da comunicação e do marketing digital é constante. Me capacitei e investi meu tempo nisso. Eu sentia falta do meu sotaque nos conteúdos nacionais, perdi a vergonha para fazer vídeos e percebi que os clientes gostavam de ver essa humanização contando histórias, além de chegar na loja e se identificar comigo e com a equipe”, contou.

Sobre os franqueados passarem a exercer novos papéis, Rogério Alves (Franqueado AlphaGraphics) disse que “a comunicação muito transparente e próxima com a franqueadora impulsiona a enfrentar novos desafios. A personalização dos conteúdos digitais para a sua minha unidade fez a diferença”. Ainda segundo ele, reter dados dos clientes é necessário nas redes sociais, e-commerces, lojas físicas e estoques.

Patricia Barizon

CRM, você ainda não usa?

“Varejo é um negócio de pessoas e estas conversam”, assim Patricia Barizon (CRM Spot Metrics) iniciou sua palestra sobre a importância de falar com o cliente, ampliar sua zona de conhecimento e, então, converter suas vendas.

Além disso, a executiva comentou sobre a importância da avaliação das principais dores do  negócio e de gerir sua execução e resultados.  Na visão de Patrícia, nas lojas físicas, os dados dos clientes podem e devem estar nas mãos do franqueados.

Paulo Souza

Já de acordo com Paulo Souza (Analyticalways), o maior desafio das lojas físicas continua sendo o estoque, que geralmente leva as lojas a fecharem as portas. “Varejistas perdem bilhões por ineficiências na gestão de estoques e das vendas. Este equívoco reduz suas margens, afetando negativamente o Fluxo de Caixa”, afirmou. Para finalizar, o executivo pontuou, ainda, que 10% das vendas são perdidas por rupturas do varejo brasileiro e 30% do dinheiro está parado com estoques sobrantes.

Fotos: Keiny Andrade