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Em palestra na ABF Con, João Branco afirma que o “novo marketing não parece marketing”

Em palestra na ABF Con, João Branco afirma que o “novo marketing não parece marketing”
João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s, no palco da ABF Con

Segundo ele, segredo do sucesso de uma marca é o foco total no cliente e em suas preferências.

Autor dos best-sellers “D[ê] propósito” e “Desmarketize-se”, o ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s, João Branco, deixou uma mensagem clara àqueles que assistiram à sua apresentação. A palestra “Novo marketing não parece marketing” fez parte do segundo dia de programação da 22ª ABC Con, que acontece até 26 de outubro, no Hotel Transamérica Comandatuba, Una (BA).

Para o melhor influenciador de marketing do Brasil, segundo o Instituto iBest e listado entre os Top 10 melhores CMOs do Brasil, de acordo com a Revista Forbes, o segredo do sucesso de uma empresa é simples: “foco total nos clientes e em suas necessidades. Mais do que total domínio do que se vende ou como se vende, os empresários precisam conhecer a fundo o seu cliente. Isto porque, quando fazemos isso, a dinâmica do negócio tende a mudar e estabelece-se uma conexão mais sólida com o público”.

A fala de Branco é embasada, sobretudo nos sucessos e fracassos de campanhas de marketing durante os anos que esteve à frente de uma das marcas mais valiosas do mundo e terceira maior rede de franquias do Brasil, com mais de 2,6 mil operações, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Franchising. “Um dos exemplos emblemáticos foi a adaptação do nome da Rede para “Méqui”, que já tinha sido adotado informalmente pelos nossos clientes. Também temos evitado colocar palavras em inglês de difícil compreensão e pronúncia nos nomes dos lanches, o que também ajuda a nos tornar mais próximos do público”, explica.

E como fica a concorrência? Segurando uma embalagem de entrega do Burger King, principal concorrente de sua antiga companhia, João foi categórico ao dizer que este não é um aspecto do negócio que deva ser levado em consideração. “A concorrência não deve ser o principal foco de uma empresa. Isto porque, não há concorrentes quando um cliente está satisfeito. Além disso, segundo o livro “A arte da Guerra”, ‘quanto mais você olha para um concorrente, mais parecido com ele você fica’ e o importante é entregar algo diferenciado, que agregue ao cliente”. João relembra que esse deve ser o core business de uma empresa. “O core é o coração, é o querer servir, fazendo o melhor e mantendo o cliente no centro das ações. E quando executamos um serviço ou entregamos um produto, estamos entregando uma parte de nós e que essa seja nossa melhor, sempre!”.

Foto: Marcel Uyeta