Início Notícias Em expansão no País, Grupo Bonaparte completa 15 anos no mercado de franquias

Em expansão no País, Grupo Bonaparte completa 15 anos no mercado de franquias

Consolidado no mercado de franquias, o Grupo Bonaparte completa, neste ano, 15 anos de atuação no setor de alimentação. Ao longo do tempo, a empresa pernambucana expandiu para outras três regiões brasileiras: Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Além da rede de restaurantes Bonaparte, o empreendimento desenvolveu mais duas marcas no ramo da gastronomia, Donatário e Monalisa. Hoje, a franqueadora mantém 71 lojas em 16 estados e irá inaugurar mais cinco unidades até o final do mês em Alagoas, Amapá e Bahia.   
 
Entre as novidades do plano de expansão está o retorno das operações da rede no estado de Alagoas, com a abertura da franquia Bonaparte no Maceió Shopping. “O Grupo já esteve presente em Alagoas, saiu do mercado e agora nós estamos retornando de uma forma muito mais madura, com um parceiro, que é o Sig Andrade Neto e a esposa Patrícia Duarte, apaixonados pela marca”, afirma o diretor presidente do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine. “Vamos ter um sucesso no mínimo dobrado do que a gente teve anteriormente nesse estado e achamos que a loja será muito recebida pelos nossos clientes”, conta Sig Neto.  

Até o início de setembro, a marca Bonaparte também chega ao Amapá Garden, no Amapá, sob a administração de José Cláudio Balducci. No dia 15 de setembro, a Bahia ganha três franquias no Shopping Outlet: um Donatário, um Monalisa e um Bonaparte, comandados pelo casal Patrícia e Rui Falcão. Eles também são os responsáveis pelo Donatário que abriu no dia 13 de agosto no Shopping Paralela, em Salvador. 
 
Com a inserção de quatro novas lojas em Salvador, segundo Lamartine, “a Bahia vai aumentar de 27 para 31% a representação da rede no Brasil, superando Pernambuco, até a abertura de novas franquias nesse último estado”.  A rede planeja abrir até o segundo semestre de 2014 unidades pernambucanas em Vitória de Santo Antão, Paulista, Olinda e Camaragibe. 
 
“As cidades de médio porte têm uma demanda reprimida, principalmente referente à alimentação. As pessoas do interior consumiam muito na capital. Quando levamos essa demanda para a porta delas, ampliamos esse trabalho de fidelização nessas cidades”, explica o diretor presidente do Grupo. A empresa hoje possui 12 lojas em regiões de médio porte.     
 
HISTÓRICO
De acordo com Leonardo Lamartine, os primeiros cinco anos da empresa foram de ajustes nos quesitos operação de loja e trabalho de campo. Até os dez anos de existência, o Grupo analisou novos mercados e adquiriu conhecimento e experiência para atuar neles. “Temos a operação hoje muito bem dominada, sabendo como atuar no mercado, sempre com ajustes para ter melhorias contínuas”, pontua Lamartine.          
 
Ao longo dos anos, a empresa agregou elementos mais joviais à marca Bonaparte e posicionou a rede de restaurantes como opção destacada no mercado gourmet. “A proposta da bandeira é oferecer uma gastronomia diferenciada em meio à realidade que o cliente encontra hoje na praça de alimentação”, afirma o gerente de Marketing e Desenvolvimento Empresarial, Luiz Barreto Bisneto.
 
Segundo o gerente de Marketing, os pratos são preparados na hora e os insumos são especiais. “Oferecemos um produto diferenciado e característico da alta-gastronomia como o risoto de tomate-seco, presunto de Parma e carnes nobres como picanha argentina e filé mignon. E nós servimos isso em uma praça de alimentação”, destaca Bisneto.
 
MARCAS
Bonaparte – Primeira marca do Grupo Bonaparte, a rede de restaurantes também foi a primeira franquia a realizar o fluxo de expansão Nordeste-Sudeste. Hoje, está presente nos estados de Alagoas, Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe. O menu é diferenciado, apresentando ingredientes nobres com preços acessíveis. Embora a sua proposta seja a de oferecer serviço ágil, o Bonaparte não abre mão do rigor no preparo dos pratos.
 
Donatário – Especializada em frutos do mar, a marca também contempla opções como peixe, filé e frango. Mas o grande diferencial está nos camarões, servidos sem casca e preparados na hora, mantendo a textura e o sabor dos crustáceos. Cerca de 50% da marca foi adquirida pelo Grupo no primeiro semestre de 2004. As primeiras unidades do restaurante foram instaladas em shoppings na Bahia e em Pernambuco. Atualmente, o Donatário opera na Bahia, no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco, Piauí e Sergipe.
 
Monalisa – Inspirada na culinária mediterrânea, a gastronomia da marca é diversificada e detalhista como a dos países dessa região. O Monalisa mantém lojas no Acre, na Bahia e no Ceará.