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5 dicas para quem sonha em ter franquias de diferentes marcas

Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) – Fabiano Candido com Isabela Moreira – 23/04

Saiba como fazer a gestão de um grande número de unidades com quem já passou por essa experiência

“Começamos a perceber no Brasil que o sucesso do franqueado é cada vez mais medido pelo número de franquias que ele tem”, diz André Friedheim. O diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) começou assim o painel “Como gerir multiunidades e multimarcas e a importância da Gestão para resultado de alta performance” no 2º Congresso Internacional de Franchising ABF, em São Paulo.

Mas gerenciar uma monte de franquias não é uma tarefa fácil. Para desmitificar o desafio de gestão de multiunidades e multimarcas, André conversou, durante o painel, com Alessandra Santiago, dono de unidades de Magic Feet, Sherlock Dog, Café do Ponto, Casa Pilão e Authentic Feet, e Rodrigo Dias, que possui lojas de O Boticário, Quem disse Berenice e Brahma Express.

A dupla de empreendedores não começou sua jornada com o objetivo de se tornar franqueados de várias redes: Alessandra queria ter uma franquia só, no segmento de moda infantil, e Dias faz parte da 2ª geração de uma família que abriu uma franquia de O Boticário quando a marca ainda estava começando.

Eles contaram como os rumos de seus respectivos negócios mudaram e deram algumas dicas de como um empreendedor pode fazer uma boa gestão de várias unidades de diferentes marcas:

1 – Invista nos funcionários
Alessandra Santiago recorre à uma empresa de capacitação para criar e colocar em prática treinamentos internos. A elaboração desses processos não possuem ligação com as franqueadoras, foi a própria empreendedora que resolveu colocá-los em prática. “Também oferecemos um plano de carreira para nossos funcionários”, afirma.

2 – Conte com o apoio dos colaboradores
É por isso que investir nos funcionários é tão importante. “É o envolvimento dos colaboradores que faz com que as unidades funcionem a todo vapor”, diz Alessandra.

3 – Esteja presente no dia a dia das unidades
“Você tem que participar e marcar presença nas unidades”, afirma Alessandra. “Não dá para começar o negócio e largar ele lá.”

4 – Crie uma central administrativa
No caso de Rodrigo Dias, criar uma estrutura central que cuida do operacional das unidades foi essencial para melhorar a gestão de seus negócios. Alessandra fez o mesmo, ao aleborar departamentos de contabilidade e recursos humanos próprios. “Centralizamos essas questões, mas permitimos que cada unidade possa atuar com as características da marca”, diz o empreendedor.

5 – Saiba se adaptar
“Ter várias unidades de diferentes marcas é ter resiliência, ter o franqueador como parceiro, contribuir com ele mas, mais do que tudo, é saber se adaptar a diferentes redes e estilos de cada uma”, afirma Rodrigo.