Início Notícias ABF em Ação 1º painel da 22ª ABF Con traz estratégias de crescimento nas fusões e aquisições

1º painel da 22ª ABF Con traz estratégias de crescimento nas fusões e aquisições

1º painel da 22ª ABF Con traz estratégias de crescimento nas fusões e aquisições
(Da esq. à dir.) Tom Moreira Leite, Gabriel Guimarães, Natália Cid e Diego Barreto

Como um bate-papo descontraído, painel contou com a participação de Gabriel Guimarães (Zamp – Burger King/Popeyes), Diego Barreto (iFood), Tom Moreira Leite (Grupo Trigo) e moderação de Natália Cid (BR MANIA).

Três representantes de empresas consagradas no varejo brasileiro marcaram presença no primeiro painel da 22ª ABF Con nesta quinta-feira (24/10). Sob o tema Fusões e Aquisições no Franchising: Estratégias de Crescimento e moderado por Natália Cid (BR MANIA), o bate-papo descontraído contou com a presença do presidente da entidade, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), Gabriel Guimarães (Zamp – Burger King/ Popeyes) e Diego Barreto (iFood), com patrocínio da Unilever.

Nathalia abriu a mediação, questionando aos painelistas como as redes trabalham as aquisições, a cultura organizacional e a sinergia, apresentando um dado:70% a 90% dos processos falham por problemas de integração cultural.

Tom destacou que a primeira dica é que não se deve olhar apenas os números, mas também para as pessoas e as ações. “A confiança é um trabalho construído. É importante levar a sério os franqueados da marca adquirida com prazer, como oportunidade de melhoria do negócio. Isso tem que fazer parte do planejamento estratégico pós-aquisição”, afirmou.

Para ele, alinhar com o time sobre o crescimento orgânico é um ponto importante. “O novo é muito atraente, mas pode tirar o foco. Não é bom tirar o foco. A aquisição é tratada com muito cuidado e num grupo pequeno e determinado para que ele possa tratar sobre todos os temas dentro de uma companhia”, defendeu o presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo.

Complementando a fala de Tom, Barreto destacou que a sinergia está na parte final do processo com um conhecimento profundo dos empreendedores e da cultura corporativa.

Já Guimarães afirmou que não há uma fórmula única. Na visão do executivo, é preciso vencer a dificuldade de criação de valor porque é relevante para o consumidor e toda a rede. É preciso ter fundamentos bem claros. Segundo ele, para serem escalonáveis, em algum momento é preciso existir sinergia ou transferência de conhecimento nos negócios.

Finalizando o encontro, ao falar sobre tendências, o executivo do iFood assinalou que as marcas precisam estar atentas às questões das mudanças das interfaces para a interação com o consumidor. “Antes pedíamos comida por telefone, há dez ou quinze anos a gente passou a pedir por um aplicativo, passamos a pedir pelo WhatsApp cinco anos atrás. Existe um processo sistemático de evolução de interfaces e esse jogo está sendo cem por cento redesenhado por causa do movimento de inteligência artificial”, disse.

Foto: Keiny Andrade